PROGRAMA DE FORMAÇÃO
CONTINUADA DE PROFESSORES CEFOR
CURSO DE PÓS –
GRADUAÇÃO LATO SENSU EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS LINGUAGENS
RESENHA CRÍTICA
EDUCAÇÃO INFANTIL E REGISTROS DE PRÁTICAS
ADRIANA DA LUZ BENITES
MENDONÇA
CAMPO GRANDE/MS
2012
DEUCAÇAO INFANTIL E
REGISTRO DE PRÁTICAS
Trabalho
do Curso de Pós-Graduação Educação Infantil e suas Linguagens, solicitado pelo
Programa de Formação Continuada de Professores CEFOR.
EDUCAÇÃO INFANTIL E REGISTROS DE PRÁTICAS
O
livro Educação Infantil e registros de práticas de Amanda Cristina Teagno
Lopes, relata as diversas possibilidades de práticas de registros que os
educadores podem desenvolver diariamente em sua ação pedagógica.
Esta
obra é resultado de dissertação de mestrado, com objetivo de observar, com
ênfase o trabalho na educação infantil do estado de São Paulo, contando para
construção da mesma, com a contribuição de diversos autores, que colaboraram
com suas ideias e concepções.
Para
a autora ato de registrar é o resultado de uma ação que envolve estudo,
reflexão, planejamento e avaliação. Um facilitador do trabalho pedagógico, que
possibilita a percepção de situações, que sem os registros seria impossível ser
observado, como também é uma leitura da realidade. O educador precisa fazer
seus registros, para que sua ação seja completa, mas para obter melhores
resultados faz se necessário a junção dos registros, do educador e educando, assim
qualificando o ensino e a apropriação da prática pedagógica.
Os
registros principalmente na Educação Infantil é um fator indispensável, pois
não podemos observar tudo de uma só vez, e vamos concordar que nossa memória
não consegue armazenar todos os dados necessários para a realização de um bom
trabalho.
Nas
entrelinhas do livro a autora faz uma retrospectiva da historia e dos marcos da
Educação Infantil, onde podemos observar diversas etapas, e seu desenvolvimento
desde o inicio até os dias atuais, sendo notório os avanços que a Educação
Infantil tem alcançado, não só no estado de São Paulo que foi o local da
pesquisa.Os registros eram considerados simplesmente, como uma questão de
disciplina e dados estatísticos,e não como instrumento de desenvolvimento
profissional, reflexivo dos educadores e observador dos alunos.
“O conhecimento produzido na prática, decorrente da
experiência, tem a possibilidade de ser compartilhado, adquirindo então algum
estatuto e legitimidade.”(LOPES, p 107).
Os registros também são considerados como um instrumento compartilhador de
experiências, que não estão contidas apenas em livros, mas que estão presente em cada sala de Educação Infantil,
experiências estas que são complexidade da nossa prática diária.
Segundo
Lopes existem, diversos tipos de registros, que podem ser produzidos pelos
educadores, e todos eles citados no livro tem os mesmos objetivos de
compreender e qualificar o trabalho do educador, também como desenvolver seu
conhecimento, por meio de estudos e reflexões sistemática, que se transformarão
em práxis educacionais.
Do
ponto de vista critico os registros produzidos pelos educadores, não devem ser
meramente elaborados como condicionamento ou cobrança da instituição, mas
precisa ter um sentido significativo na sua ação educativa, para assim alcançar
o objetivo adequado.
Infelizmente,
è tão impossível negar que a relação entre registros e a fidelidade à prática,
com muitos educadores esteja somente em pauta, para cumprir metas designadas a
superiores. Assim os registros perdem seu real sentido de qualidade
aducacional.
O
que temos de fazer então, enquanto educadoras e educadores, é aclarar assumindo
uma postura profissional de comprometimento com a Educação Infantil, mesmo que
venha desencadear diversos fatores da nossa realidade, desde a falta de
recursos e apoio teórico, até a indisponibilidade de tempo nas escolas e ser
coerente na nossa prática.
Se
antes, na Educaçao Infantil entendia-se como necessário os relatórios de
registros, quanto mais hoje, que a Educação Infantil tem alcançado diversos
avanços e direito, que a ampara como imprescindível na vida de nossas crianças.
Concluímos
com a leitura desse livro, que para nós educadores, melhorar a nossa prática, devemos começar a
avaliar nossos conceitos e formas de registrar a nossa prática diária, deixando
claro que essa não é uma tarefa fácil, porém necessária.
Sabemos, que se mudarmos a nossa disciplina no
ato de registrar teremos condições de melhorar a nossa prática, podendo também
incentivar outros companheiros de trabalho a adotarem esse recurso de grande
valia na educação.
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