domingo, 18 de março de 2012




RESENHA DO LIVRO EDUCAÇÃO INFANTIL E REGISTRO DE PRÁTICAS


Jacira Alcione Mazini Horta Borges


“Lopes, Amanda Cristina Teagno. Educação Infantil e Registro de Práticas” (Cortez, 2009, 200 páginas). O livro faz parte da coleção Docência em formação, aborda a importância da prática do registro para desenvolvimento profissional do professor. O livro é resultado de estudos e pesquisa realizada pela autora, bem como de sua própria vivencia em sala de aula.
A obra apresenta concepções de diferentes estudiosos, as discussões e possibilidades de registro, incentivando o professor a refletir e discutir a sua experiência docente seja através de relato, narrativa ou de forma visual, tais como: fotografias, vídeos ou de produções das crianças. Assim, reforça a importância de registrar a própria prática que favorece a reflexão, a construção de significados, memória e identidade.
A prática de registro existiu no passado como forma de cumprimento de obrigações. Os relatos produzidos eram burocráticos, e com raras exceções foram encontrados alguns relatos autobiográficos de professores.
Atualmente, o debate teórico acerca da importância do educador registrar a própria prática tem se ampliado. Nas ultimas décadas houve mudanças significativas com a valorização da educação infantil. Os documentos com uma nova visão, considerando a importância do registro para acompanhar o desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
A autora apresenta de maneira clara e objetiva sua pesquisa, indo além da simples prática do registro, mas tendo o como elemento essencial para construção do conhecimento das crianças e do professor.
Nos registros e relatos da autora, nos quais a mesma apresenta sua experiência como professora de educação infantil, evidencia-se o registro como instrumento de reflexão, investigação, produção de conhecimentos, sistematização e derivação de saberes no campo educacional.
A compreensão da obra nos ajuda a construir, pesquisar e refletir sobre as práticas pedagógicas, especificamente na educação infantil. Seus exemplos nos auxiliam a refletir sobre as práticas pedagógicas e as aplicações no âmbito educacional.
O estudo dessa obra nos possibilitou o conhecimento crítico, que em muito pode contribuir para enriquecer nosso trabalho. Não se trata de modelo pronto e acabado, mas de um livro que apresenta os embasamentos teóricos necessários à compreensão das possibilidades e necessidades do registro na construção da memória, identidade e autoria de produção de conhecimento, fundamentos que contribuem para a formação e desenvolvimento docente.

REFERÊNCIAS:
LOOPES, Amanda Cristina Teagno. Educação Infantil e Registro de Práticas (Cortez, 2009, 200 páginas).

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