RESENHA
DO LIVRO EDUCAÇÃO INFANTIL E REGISTRO DE PRÁTICAS
Jacira Alcione Mazini
Horta Borges
“Lopes,
Amanda Cristina Teagno. Educação Infantil e Registro de Práticas” (Cortez,
2009, 200 páginas). O livro faz parte da coleção Docência em
formação, aborda a importância da prática do registro para desenvolvimento
profissional do professor. O livro é resultado de estudos e pesquisa realizada
pela autora, bem como de sua própria vivencia em sala de aula.
A obra apresenta concepções de diferentes
estudiosos, as discussões e possibilidades de registro, incentivando o
professor a refletir e discutir a sua experiência docente seja através de
relato, narrativa ou de forma visual, tais como: fotografias, vídeos ou de produções
das crianças. Assim, reforça a importância de registrar a própria prática que
favorece a reflexão, a construção de significados, memória e identidade.
A prática de registro existiu no passado como
forma de cumprimento de obrigações. Os relatos produzidos eram burocráticos, e com
raras exceções foram encontrados alguns relatos autobiográficos de professores.
Atualmente, o debate teórico acerca da
importância do educador registrar a própria prática tem se ampliado. Nas
ultimas décadas houve mudanças significativas com a valorização da educação
infantil. Os documentos com uma nova visão, considerando a importância do
registro para acompanhar o desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
A autora apresenta de maneira clara e
objetiva sua pesquisa, indo além da simples prática do registro, mas tendo o
como elemento essencial para construção do conhecimento das crianças e do
professor.
Nos registros e relatos da autora, nos quais
a mesma apresenta sua experiência como professora de educação infantil,
evidencia-se o registro como instrumento de reflexão, investigação, produção de
conhecimentos, sistematização e derivação de saberes no campo educacional.
A compreensão da obra nos ajuda a construir,
pesquisar e refletir sobre as práticas pedagógicas, especificamente na educação
infantil. Seus exemplos nos auxiliam a refletir sobre as práticas pedagógicas e
as aplicações no âmbito educacional.
O estudo dessa obra nos possibilitou o
conhecimento crítico, que em muito pode contribuir para enriquecer nosso
trabalho. Não se trata de modelo pronto e acabado, mas de um livro que
apresenta os embasamentos teóricos necessários à compreensão das possibilidades
e necessidades do registro na construção da memória, identidade e autoria de produção
de conhecimento, fundamentos que contribuem para a formação e desenvolvimento
docente.
REFERÊNCIAS:
LOOPES, Amanda Cristina Teagno. Educação Infantil e Registro de Práticas
(Cortez, 2009, 200 páginas).
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