segunda-feira, 19 de março de 2012

Resenha da Aretuza


Resenha elaborada por Arethuza Bittencourt Veloso, pós-graduanda do curso Educação Infantil e Suas Linguagens - turma B do Instituto de Ensino Superior Funlec

Resenha Crítica do livro: Educação infantil e registro de práticas/Amanda Cristina Teagno Lopes. São Paulo: Cortez, 2009 (Coleção docência em formação. Série Educação Infantil).

A obra da autora Amanda Cristina Teagno Lopes, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, e resultado de uma dissertação de mestrado que tem ênfase na Educação Infantil do Estado de São Paulo e a contribuição de vários autores expondo suas idéias e concepções.  Dividido em quatro capítulos e nas considerações finais, contemplando 199 páginas no total. O livro nos relata sobre a importância do registro na ação docente e como esses registros contribuem para o trabalho dos educadores de forma construtiva e reflexiva, valorizando suas experiências e práticas diárias.

Apresentando vasto conhecimento sobre “registro”, a autora nos leva a entender que registro é uma importante ferramenta aos educadores, é um facilitador do trabalho docente, o registro nos leva a refletir, a construir uma história. Registrar é resultado de muito estudo, análise, planejamento e pesquisa.

Na Educação Infantil o registro se torna cada vez mais indispensável para a prática pedagógica, onde possibilita ao professor refletir e reavaliar seus fazeres, respeitando a individualidade de cada aluno e a capacidade de dar uma devolutiva aos pais e a própria criança de sua história na creche ou escola. 

A autora destaca que há diferentes tipos de registros existentes e deu ênfase ao caderno de registro e ao portfólio que não são registro simplesmente de dados estatísticos e disciplinares, e sim um instrumento capaz de mostrar a todos os envolvidos a evolução, as particularidades, as idéias e a memória do aluno.

O compartilhamento de registros pelos professores é bastante importante e possibilita conhecer práticas produzidas em diferentes épocas, a troca de experiências e a construção de uma história na qual o professor autor estará presente através dos registros de sua prática pedagógica. Não adianta o professor falar ou pensar suas experiências se essas não foram registradas. Para Warschauer (1993, p. 64): “escrever compromete muito mais do que falar ou pensar. Idéias faladas ou pensadas são fugazes. Já com a escrita é diferente. Podemos mudar de idéias, mas as anteriores estão registradas”.

Essa obra e de grande riqueza aos educadores e estudantes que um dia estarão em sala de aula como professores. A autora nos leva a entender a verdadeira necessidade do registro, a excluir a idéia de que os registros servem apenas para avaliar o aluno em um processo mecânico, a reavaliar nossa prática pedagógica,  a ter um olhar mais direcionado ao individuo como um ser pensante, cheio de idéias e contribuições ao grupo. Sabemos que não é uma tarefa fácil, mais necessária para que possamos ter como educadores o poder de transformação na sociedade.

Conclui se que o registro é de extrema necessidade e faça parte da vida dos  professores e professoras  de forma que  se tornem autores de suas próprias práticas  e assim torne possível fazer um trabalho mais organizado,  visando promover  melhores práticas pedagógicas e uma melhoria no ensino tornando-o mais justo e igualitário.


REFERÊNCIAS:

WALLON, Henry; LURÇAT, Liliane. El dibujo Del personaje por El niño: sus etapas e câmbios. Buenos Aires: Proteo, 1968.
DEMO, Pedro. Autoria. In: ____. Metodologia para quem quer aprender. São Paulo: Atlas, 2008.
_____________. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 11 – 20, jan./jun. 1999.
WARSCHAUER, Cecília. A roda e o registro: uma parceria entre professor, alunos e conhecimentos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.



Nenhum comentário:

Postar um comentário