Resenha elaborada por Arethuza Bittencourt Veloso,
pós-graduanda do curso Educação Infantil e Suas Linguagens - turma B do
Instituto de Ensino Superior Funlec
Resenha Crítica do livro: Educação
infantil e registro de práticas/Amanda Cristina Teagno Lopes. São Paulo: Cortez, 2009 (Coleção
docência em
formação. Série Educação Infantil).
A obra da autora Amanda Cristina Teagno Lopes, doutora em Educação
pela Universidade de São Paulo, e resultado de uma dissertação de mestrado que
tem ênfase na Educação Infantil do Estado de São Paulo e a contribuição de
vários autores expondo suas idéias e concepções. Dividido em quatro capítulos e nas
considerações finais, contemplando 199 páginas no total. O livro nos relata
sobre a importância do registro na ação docente e como esses registros contribuem
para o trabalho dos educadores de forma construtiva e reflexiva, valorizando
suas experiências e práticas diárias.
Apresentando vasto conhecimento sobre “registro”, a autora nos
leva a entender que registro é uma importante ferramenta aos educadores, é um
facilitador do trabalho docente, o registro nos leva a refletir, a construir
uma história. Registrar é resultado de muito estudo, análise, planejamento e
pesquisa.
Na
Educação Infantil o registro se torna cada vez mais indispensável para a
prática pedagógica, onde possibilita ao professor refletir e reavaliar seus
fazeres, respeitando a individualidade de cada aluno e a capacidade de dar uma
devolutiva aos pais e a própria criança de sua história na creche ou escola.
A autora destaca que há diferentes tipos de registros existentes e
deu ênfase ao caderno de registro e ao portfólio que não são registro
simplesmente de dados estatísticos e disciplinares, e sim um instrumento capaz
de mostrar a todos os envolvidos a evolução, as particularidades, as idéias e a
memória do aluno.
O compartilhamento de registros pelos professores é bastante
importante e possibilita conhecer práticas produzidas em diferentes épocas, a
troca de experiências e a construção de uma história na qual o professor autor
estará presente através dos registros de sua prática pedagógica. Não adianta o
professor falar ou pensar suas experiências se essas não foram registradas. Para
Warschauer (1993, p. 64): “escrever compromete muito mais do que falar ou pensar.
Idéias faladas ou pensadas são fugazes. Já com a escrita é diferente. Podemos
mudar de idéias, mas as anteriores estão registradas”.
Essa obra e de grande riqueza aos educadores e estudantes que um
dia estarão em sala de aula como professores. A autora nos leva a entender a
verdadeira necessidade do registro, a excluir a idéia de que os registros
servem apenas para avaliar o aluno em um processo mecânico, a reavaliar nossa
prática pedagógica, a ter um olhar mais
direcionado ao individuo como um ser pensante, cheio de idéias e contribuições
ao grupo. Sabemos que não é uma tarefa fácil, mais necessária para que possamos
ter como educadores o poder de transformação na sociedade.
Conclui se que o registro é de extrema necessidade e faça parte da
vida dos professores e professoras de forma que
se tornem autores de suas próprias práticas e assim torne possível fazer um trabalho mais
organizado, visando promover melhores práticas pedagógicas e uma melhoria
no ensino tornando-o mais justo e igualitário.
REFERÊNCIAS:
WALLON,
Henry; LURÇAT, Liliane. El dibujo Del personaje por El niño: sus etapas e
câmbios. Buenos Aires: Proteo, 1968.
DEMO,
Pedro. Autoria. In: ____. Metodologia para quem quer aprender. São Paulo:
Atlas, 2008.
_____________.
Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das
práticas. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 11 – 20, jan./jun.
1999.
WARSCHAUER,
Cecília. A roda e o registro: uma parceria entre professor, alunos e
conhecimentos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
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