terça-feira, 20 de março de 2012

RESENHA DA ANA LUCIA


ALUNO(A): ANA LUCIA RIBEIRO DE MELLO

RESENHA EDUCAÇÃO INFANTIL E REGISTRO DE PRÁTICAS
1.OBRA
LOPES, Amanda CristinaTeagno.Educação Infantil e registro de práticas. São Paulo: Cortez, 2009.199p.
2.CREDENCIAIS DO AUTOR(A).
        Amanda Cristina Teagno Lopes Marques é pedagoga, mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo(FE /USP) e doutoranda na mesma universidade.
        Atua como professora de Educação Infantil na prefeitura de São Paulo, sua trajetória profissional passa pela docência na Educação Infantil, pela assessoria à sistematização de projetos em Secretarias
Municipais de Educação e pela ministração de cursos e oficinas voltados ao processo de formação contínua de educadores.
3.RESUMO

A presente obra divide-se em quatro capítulos, onde aborda sobre a importância do registro de práticas na Educação Infantil. No primeiro capítulo, Lopes conceitua o registro :
“Registro é relato, narrativa, descrição e    mais. Registrar é refletir, planejar, avaliar.      Registro como meio e fim, processo e produto: meio de reflexão, pensamento, avaliação, formação, melhoria da ação.”(Lopes, 2009,p.41)
Ela reúne diferentes autores: Madalena Freire, Paulo Freire,Cecília Warchauer, Miguel    Angel  Zabalza e Julia Oliveira Formozinho e juntos concluem o registro  como a leitura e reflexão da realidade e também da prática pedagógica do professor.
Já no segundo capítulo, a autora aborda a relação entre o registro e a memória, em que um é inseparável do outro, pois é no registro que ocorre a construção da memória. Coloca-se  a prática do registro como importante contribuição para a formação docente e para a melhoria da qualidade do ensino e propõe ainda que esse registro ocorra em horário de trabalho.
No terceiro parágrafo, ela descreve os diferentes tipos de registros produzidos pelos professores da Educação Infantil e afirma que através do registro o professor torna-se  autor de saberes de sua prática pedagógica.
E no quarto e último parágrafo, lança o desafio para que o registro deixe de ser apenas uma atitude individual para se tornar um registro como projeto institucional, estimulando os educadores para que escrevam sobre suas práticas e compartilhem dentro e fora da escola, chegando até mesmo nas formações de professores.
Trata-se de uma obra de grande significação para os educadores, mais especificamente da Educação Infantil, pois aborda sobre o registro e suas práticas de maneira clara e objetiva, levando seus leitores a refletir sobre suas práticas e da grande importância que tem o registro.
A leitura da obra é destinada a estudantes de graduação e pós-graduação na área da Educação e para toda a sociedade de modo geral.




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